Aplicativos Tutoriais

Como criar playlists na sua conta Spotify

Ouvir música é algo atemporal, mas a forma como isso é feito atualmente mudou. Embora ainda tenham pessoas que usem CDs ou baixem em pendrives e afins – mesmo que de forma não legal – atualmente temos os serviços de streaming. Nesse mercado a principal empresa é de longe o Spotify e aqui irei ensinar como criar playlists na sua conta Spotify.

Pode parecer algo bobo ou mesmo sem fundamento, mas creio que depois desse texto ficará tentado a criar uma. Eu mesmo não tinha o costume de criar playlists, pois ouço as músicas no modo aleatório. Entretanto baixar tudo que eu ouvia estava puxando muito armazenamento e tive a ideia das playlists. Dividi em alguns temas: Rock, Metal, Pop, brasileiras e por aí vai.

Depois disso fiquei com minha lista muito mais organizada, além de ser muito mais fácil decidir o que ouvir. Ainda ouço muito na forma aleatória, pois gosto de descobrir novas músicas sempre, mas agora de forma mais organizada. Enfim, sem mais delongas vamos ao nosso passo-a-passo da criação de playlists.

Mas e aí, qual o processo de criar playlists?

Criar playlists é um processo bem simples, mas tudo vai depender do conteúdo e da sua paciência. Mas é bom lembrar também que o processo utilizado aqui será pelo smartphone. Pelo desktop temos algumas diferenças, como poder colocar uma capa personalizada na sua playlist.

Há duas formas de criar as playlists e as duas são igualmente fáceis. A primeira é indo diretamente na aba playlists do app. Mas para isso temos que seguir os seguintes passos: Tela Inicial>Sua Biblioteca>Playlists>Criar. Então é só dar um nome para ela. Na próxima tela que irá abrir é só ir em Adicionar músicas e as escolher. Abaixo uma foto de exemplo:

Como criar playlists no Spotify
Criei uma playlist aleatória para exemplificar.

O método ainda mais simples

Criar Playlists
Um exemplo de uma playlist minha para Soundtracks de filmes e games.

O outro método é ainda mais simples. Basta clicar ou no botão com três pontos do lado da música ou clicar e segurar em cima dela. Depois é só ir em Adicionar à Playlist>Nova Playlist e o resto é semelhante. A única diferença é que nesse método apenas a música selecionada será adicionada, enquanto que no outro várias podiam ser adicionadas.

De qualquer forma esse é um defeito do Spotify. Você só consegue colocar várias músicas de uma vez em uma Playlist assim que a cria. Depois é uma por uma ou então um álbum inteiro. É bem chato fazer isso pois as vezes você só quer algumas músicas de algum álbum ou playlist existente.

E é basicamente isso. Como já citei antes no app para desktop temos mais algumas liberdades para as playlists. Mas ainda assim bem limitado com a questão de colocar mais de uma música. Em caso de qualquer dúvida use o campo de comentários aí embaixo. Caso não conheça muito o que é o Spotify, aqui o site oficial da empresa. A versão Premium do app – que libera os principais recursos como download das músicas – sai por R$16,90, mas com frequência tem alguma promoção.

Qual Celular – Tudo sobre o mundo mobile você encontra aqui.

Sobre o autor

Tiago Rodrigues