Celulares Curiosidades

Qual é o celular mais leve do mundo?

Saiba qual é o celular mais leve do mundo.

Há sempre um risco quando se elege um determinado modelo como o celular mais leve do mundo. Afinal, novos modelos são lançados a todo momento, com tecnologias cada vez mais avançadas.

Embora os consumidores, em sua grande maioria, não estejam mais à procura de aparelhos de pequenas dimensões, ser leve e ser fino continuam sendo duas características bastante valorizadas nos smartphones.

Então, qual é, atualmente, o celular mais leve do mundo?

O celular mais leve do mundo, talvez o mais fino também

Em outubro de 2018, a empresa japonesa Kyocera anunciou o lançamento do modelo KY-O1L, atribuindo a ele o título de mais leve e mais fino celular do mundo.

De acordo com o fabricante, esse aparelho teria desbancado o modelo Q900s Plus, lançado em 2014 pela empresa indiana Xolo. O Q900s Plus pesava cerca de 100 gramas.

De fato, o modelo da Kyocera tem dimensões bastante reduzidas, com 5,3 milímetros de espessura e um peso de apenas 47 gramas.

Mas, ao menos em relação ao título de mais fino do mundo, há quem conteste, alegando que o modelo Moto Z, lançado pela Motorola em 2016, tem uma espessura menor, de apenas 5,2 milímetros.

Entretanto, o Moto Z tem uma lombada para a câmera fotográfica, o que, na prática, torna a sua espessura maior.

Algumas características do KY-O1L

A tela do KY-O1L tem 2,8 polegadas e é monocromática, feita de e-paper, lembrando bastante as telas dos leitores de livros digitais. Uma grande vantagem dessa tecnologia é o seu baixo consumo de energia.

Só que, em relação às funcionalidades, o modelo é bastante limitado. Tanto assim que há uma expectativa de que os consumidores o adotem principalmente para a leitura de livros digitais.

O aparelho tem conexão 4G e o acesso à internet é feito por um navegador próprio, adaptado justamente para a tela de e-paper.

Além disso, o aparelho não tem câmera fotográfica, nem loja de aplicativos à disposição.

A princípio, a previsão da Kyocera é de comercialização do produto apenas no mercado japonês, a um valor correspondente a cerca de mil reais.

O celular mais leve do mundo ou o smartphone mais leve do mundo?

Talvez o mais correto seja chamar o KY-O1L de smartphone mais leve do mundo, já que, em 2017, a Zanco lançou aquele que é considerado o menor celular do mundo.

Além das dimensões reduzidas, o modelo Zanco Tiny T1 pesa apenas 13 gramas, ou seja, menos de um terço do peso do smartphone lançado pela Kyocera.

Mas, assim como ocorre com o modelo da Kyocera, o Zanco não dispõe de câmera fotográfica e é bastante limitado em termos de funcionalidades, prestando-se essencialmente a fazer e a receber ligações telefônicas e mensagens de SMS a partir de sua conexão 2G.

Conclusão

Para quem procura um celular que seja funcional, o KY-O1L certamente não é a escolha mais recomendada. Mesmo para a leitura de livros digitais, existem produtos mais interessantes no mercado.

Assim, é provável que o celular mais leve do mundo, assim autodenominado, venha a despertar atenções mais pela curiosidade e talvez como um item para colecionadores.

Sobre o autor

Alberto Ishikawa

Deixe um comentário