Aplicativos

Proibir print da tela em conversas de Whatsapp

Saiba mais sobre o recurso que pretende proibir print da tela em conversas de Whatsapp.

Você é a favor de proibir print da tela em conversas de Whatsapp?

Pois saiba que um recurso com essa finalidade foi incorporado a uma versão de teste do aplicativo.

Mas o que isso significa na prática? Por que proibir print da tela em conversas de Whatsapp? Saiba mais a respeito neste artigo.

Por que proibir print da tela em conversas de Whatsapp?

De fato, fazer o print de uma conversa no Whatsapp para enviar a terceiros é uma prática bastante comum entre usuários do aplicativo.

Quem faz o print e o compartilha normalmente não vê nenhum problema nisso, mas a outra pessoa que participou da conversa pode se sentir prejudicada.

Independentemente do teor da conversa ou das circunstâncias em que ela ocorreu, o fato de o compartilhamento ter se realizado sem a autorização de um dos participantes do bate-papo pode dar margem a uma alegação de violação de privacidade.

Essa seria a principal razão para justificar o desenvolvimento de algum recurso no sentido de proibir print da tela em conversas de Whatsapp.

Entretanto, a julgar pelas primeiras informações que chegaram a público, o recurso que o Whatsapp desenvolveu e está testando parece não atacar o problema de forma efetiva, conforme veremos a seguir.

Sobre os testes do Whatsapp

O que se sabe até o momento é que o recurso para proibir print da tela em conversas de Whatsapp está disponível na versão beta 2.19.106 para Android.

O funcionamento desse recurso está atrelado à leitura da impressão digital do usuário, tanto para bloqueio como para desbloqueio da opção de print.

Mas chama a atenção nesse novo recurso o fato de ele aparentemente não resolver o problema de quem se sente prejudicado pela violação de privacidade.

Por que o recurso em teste não resolve o problema?

Na versão em teste, se você acionar o recurso de proibição do print, não conseguirá mais capturar a imagem das telas de conversas do Whatsapp.

Entretanto, a partir do momento em que você mantém uma conversa com outra pessoa no Whatsapp, se essa pessoa não ativou a proibição do print, ela continuará livre para fazê-lo e assim compartilhar conversas das quais você participou.

Em outras palavras, você até pode se comprometer a não mais fazer print de conversas no Whatsapp, mas não tem nenhuma garantia de que outras pessoas farão o mesmo.

Conclusão

Então, o que se pode esperar do Whatsapp em relação à proibição do print das suas telas de conversas?

Em primeiro lugar, é preciso considerar que o fato de um recurso estar em teste não significa necessariamente que ele venha a ser incorporado à versão definitiva destinada aos usuários.

Entretanto, é razoável supor que após investir tempo e dinheiro no desenvolvimento desse recurso, a empresa tenha a intenção de utilizá-lo.

Enfim, é preciso aguardar que a empresa se pronuncie a respeito.

Enquanto isso, caso você tenha o hábito de fazer print das conversas do Whatsapp, comece a reconsiderar essa prática, antes que o próprio aplicativo o faça e antes que alguém o acuse por violação de privacidade.

Qual Celular – Tudo sobre o mundo mobile você encontra aqui.

Sobre o autor

Alberto Ishikawa

Deixe um comentário