Aplicativos Celulares Tecnologia

Aprenda a limpar a memória do seu Smartphone

Confira como limpar seu smartphone de forma simples e rápida.

Embora os smartphones estejam cada vez mais potentes, o seu armazenamento pode ser um problema. A não ser que você seja um sortudo com um dispositivo com 64gb+ de armazenamento interno isso pode se tornar um problema.

Pode parecer muito, mas as imagens, músicas e principalmente vídeos consomem bastante memória. É claro que isso vai depender muito do tipo de usuário que você é e dos apps que você usa.

Mas pensando em todos os casos, se você estiver precisando limpar seu aparelho e não sabe como, a hora é agora. Lembrando que esse tutorial irá se basear em dispositivos Android.

Limpando o dispositivo

Bom, o processo de limpeza não tem muito segredo, mas há mais de uma forma de fazer isso. Há o modo manual e o automático, sendo recomendado o manual. Geralmente o motivo para qual a limpeza é necessária é por falta de espaço ou lentidão no aparelho. Vá nas configurações, depois em armazenamento. De lá é só procurar os apps que você não usa e desinstalá-los.

Alguns apps também podem consumir muitos dados e se tornarem grandes comilões com o tempo. Então para limpá-los nós vamos nas configurações, apps e clique no app que deseja. Dentro desse menu terá algumas opções, dentre elas a de cache. Então é só clicar e limpar. Esse recurso resolve boa parte dos problemas, mas é algo que deve ser feito com frequência porque o cache são dados que vão acumulando conforme o app é utilizado.

Já na forma “automática” existem alguns apps pra isso. Embora eles façam o trabalho eu não os recomendo devido a quantidade de processamento e memória que puxam ao serem utilizados. A minha recomendação é o Files do Google. Ele analisa possíveis excessos de coisas no seu aparelho e sugere que você limpe uma pasta ou o cache. Caso você aceite o app faz boa parte do trabalho com apenas alguns toques.

Como utilizar o Google Files

Apesar de muito útil tanto o visual e seus recursos são bem simples. Depois de instalá-lo e estiver na tela inicial terão 3 opções embaixo: Limpar, Procurar e Compartilhar. Os mais importantes são os dois primeiros. Mas como funciona? Simples, na aba Limpar o app te dará diversas sugestões. Abaixo deixarei alguns exemplos em uma imagem. Já na procurar é como se você estivesse na aba armazenamento da configuração do seu aparelho. Se liga nas imagens:

Bom, para limpeza do seu dispositivo é isso. Em caso de qualquer dúvida use o campo dos comentários e em breve traremos mais conteúdo. Até a próxima.

Sobre o autor

Tiago Rodrigues

Deixe um comentário